Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional atua na prevenção, avaliação e tratamento de condições de saúde a nível motor, cognitivo, emocional ou social. É adequada a qualquer faixa etária a partir do momento em que compromete o desempenho ocupacional satisfatório do utente ou limite a participação nas suas atividades diárias.
No setor pediátrico, a Terapia Ocupacional intervém de modo a promover o desenvolvimento da criança, através de várias abordagens, para que a mesma se torne autónoma e independente nas suas ocupações significativas, como por exemplo, a comer, a tomar banho, a vestir-se, a brincar e a interagir socialmente com os outros.
Uma das funções do terapeuta ocupacional é avaliar as dificuldades que a criança apresenta ao realizar determinadas atividades, de forma a identificar quais as competências/funções que estão a limitar o seu desempenho. Após essa avaliação é delineado um plano de intervenção com os objetivos a alcançar.
Nas sessões são frequentemente realizados jogos terapêuticos, com o objetivo de manter a criança motivada e empenhada ao longo de toda a intervenção. Tal situação deve-se ao facto de o ato de brincar ser a melhor forma de os mais novos aprenderem, tanto sobre si como do mundo que os rodeia.
O terapeuta ocupacional interage não só com a criança, mas também com os seus pais e/ou professores/educadores, de modo a ajudar os mesmos a encontrarem estratégias que aumentem a sua participação no processo e facilitem o envolvimento da criança nas atividades pretendidas.
Deverá recorrer à Terapia Ocupacional quando a criança apresentar dificuldades/alterações:
Em andar, correr, saltar, brincar, entre outras;
Na realização de tarefas diárias relacionadas com a sua higiene pessoal (tomar banho, vestir, escovar os dentes, entre outros);
Na realização de tarefas de destreza manual (recortar, escrever, atar os atacadores);
Em diversificar a sua alimentação;
De teor comportamental, que afetem a sua funcionalidade;
Em reagir de forma extrema ou em processar estímulos sensoriais;
De interação social.