Psicomotricidade
A Psicomotricidade concentra-se na visão holística do ser humano, através do seu corpo em movimento. Desta forma, é possível observar a relação entre o psiquismo e a motricidade. Consiste numa terapia de mediação corporal e expressiva, na qual o psicomotricista estuda e intervém na expressão motora inadequada ou inadaptada. Tais situações estão geralmente ligadas a problemas de desenvolvimento ou de maturação psicomotora de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psicoafetivo. O principal objetivo desta intervenção centra-se na promoção da capacidade de o indivíduo agir com o outro, com os objetos e/ou consigo mesmo.
A intervenção psicomotora destina-se a todos as faixas etárias e utiliza diversas metodologias. Existem também várias técnicas de intervenção, às quais podemos recorrer em sessões individuais ou de grupo.
Técnicas de Intervenção:
Relaxação e consciencialização corporal;
Educação gestual e postural;
Expressivas, recorrendo à música, à dança, ao desenho, à modelagem, à mímica, entre outras;
Neuromotoras e/ou de movimento;
Lúdicas.
Principais áreas de intervenção:
Preventiva: ao nível da promoção e estimulação do desenvolvimento, incluindo a manutenção de competências de autonomia;
Educativa: comtempla a estimulação do desenvolvimento psicomotor e o potencial de aprendizagem;
Reeducativa/Terapêutica: engloba situações de perturbações do desenvolvimento, da aprendizagem e do comportamento ou patologias de ordem psíquica e neurológica, que comprometem a qualidade de vida da pessoa e sua funcionalidade.