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Psicologia Clínica

Avaliação Psicológica


Em função de cada situação é realizada uma avaliação psicológica para identificar, despistar, compreender e definir áreas de intervenção e possíveis encaminhamentos adequados às necessidades dos utentes. 


A avaliação compreende a realização de uma entrevista clínica e a aplicação de testes que são ajustados ao objetivo de cada avaliação, ao contexto e à faixa etária. No caso de se tratarem de crianças e adolescentes, a avaliação psicológica pode surgir na sequência de um pedido específico. Por exemplo, de um profissional de saúde, de um professor ou educador e até mesmo de um assistente social. Por outro lado, pode também ser requerida pelos próprios pais e/ou encarregados de educação. 


Acompanhamento Psicológico


Intervenção clínica na infância:


É durante a infância que começam a ser construídas as primeiras relações, as primeiras experiências e todo um conjunto de mudanças que decorrem com elevada rapidez. Tais mudanças constituem etapas de desenvolvimento que são normais e necessárias. No entanto, por diversos fatores, podem surgir dificuldades na aquisição de certas competências que são fundamentais para um desenvolvimento saudável. Assim, na intervenção com crianças, procuramos comunicar com a mesma através da linguagem que lhe é preferencial - o brincar. Seja através do desenho, do jogo, das histórias ou da dramatização, a intervenção psicológica permite à criança descobrir as suas emoções e as suas necessidades, além de potencializar os seus recursos, na mesma medida em que são respeitadas as suas características e o seu ritmo.


Principais áreas de intervenção:


  • Perturbações emocionais (medos, ansiedade, depressão, mutismo e questões relacionadas com a autoestima);

  • Perturbações de aprendizagem e dificuldades escolares (défice de atenção, hiperatividade, dificuldades de leitura e de escrita, dislexia, disortografia e sobredotação);

  • Perturbações do desenvolvimento (autismo, desenvolvimento intelectual, linguagem e imaturidade); 

  • Perturbações do comportamento (oposição e desafio);

  • Perturbações de eliminação (enurese e encoprese);

  • Outras (situações de divórcio, luto, adaptação e/ou mudança de escola, bullying e problemas familiares).


Intervenção clínica em adolescentes:


A adolescência é caracterizada por um período de desenvolvimento marcado por mudanças complexas que, por vezes, trazem desafios acrescidos. Seja pelas mudanças corporais, pelas transformações afetivas e intelectuais, pelas relações interpessoais ou pela tomada de decisão face aos seus percursos profissionais, é comum os adolescentes sentem-se incompreendidos e com necessidade de auxílio neste processo de se tornarem adultos autónomos e independentes dos seus núcleos familiares. Assim, a intervenção psicológica em adolescentes é um recurso fundamental para criar um espaço seguro, no qual o adolescente possa partilhar a sua intimidade, ao mesmo tempo que os respetivos pais ficam mais tranquilos.


Principais áreas de intervenção:


  • Dificuldades emocionais (ansiedade, depressão, questões relacionadas com a autoestima, dificuldades de relacionamento e de comunicação);

  • Insucesso escolar (bullying, adaptação e integração escolar, baixo rendimento escolar e dificuldades de aprendizagem);

  • Perturbações do desenvolvimento (autismo, desenvolvimento intelectual, linguagem e imaturidade);

  • Perturbações alimentares; 

  • Perturbações do comportamento (oposição e desafio);

  • Consumo de substâncias;

  • Iniciação à sexualidade;

  • Outras (situações de divórcio, luto, adaptação e/ou mudança de escola).


Intervenção clínica em adultos:


A intervenção clínica no adulto procura ajudar a compreender os aspetos causadores de sofrimento, de modo a que este adquira novas estratégias para lidar com os desafios e exigências que enfrenta. Tal processo leva a um maior autoconhecimento, equilíbrio, segurança e satisfação do mesmo. Desta forma, a intervenção psicológica em adultos é extremamente benéfica no sentido em que promove mudanças cognitivas, emocionais e comportamentais, fundamentais para o bem-estar físico e psicológico de cada utente.  


Principais áreas de intervenção:


  • Depressão;

  • Ansiedade e preocupação constante;

  • Fobias e pânico;

  • Compulsões;

  • Perturbações alimentares e do sono;

  • Dificuldades de relacionamento;

  • Desenvolvimento pessoal.


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