Osteopatia
A Osteopatia aborda o paciente como um todo, tendo em atenção não só a parte física, mas também a emocional. Utiliza técnicas manuais não evasivas, por isso, é indicada para todas as idades, desde o nascimento até à terceira idade.
De acordo com a portaria n.º 207/B de 2014, “a osteopatia é a terapêutica que tem como objetivo diagnosticar diferencialmente, tratar e prevenir distúrbios neuro-músculo-esqueléticos e outras alterações relacionadas, utilizando uma variedade de técnicas manuais e outras afins necessárias ao bom desempenho osteopático para melhorar funções fisiológicas e/ou a regulação da homeostase que pode estar alterada por disfunções somáticas, neuro-músculo-esqueléticas e elementos vasculares, linfáticos e neuronais relacionados”.
O que esperar de uma consulta de Osteopatia:
Primeiramente será feita uma anamnese, na qual o osteopata fará uma série de perguntas, de forma a conhecer o estado de saúde do seu paciente. De seguida, realizar-se-ão alguns testes com o propósito de encontrar o diagnóstico certo. Após todos estes passos, o osteopata efetua o tratamento mais indicado, tendo sempre como prioridade a segurança dos seus utentes.